Casa de José de Alencar

Divas, senhoras e sertanejos, sejam todos bem-vindos

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Principal Acervo

Acervo

E-mail Imprimir PDF

Coleção Arthur Ramos

A Coleção Arthur Ramos compõe-se de fetiches, atabaques, trabalhos de feitiçaria e outros itens que se referem às manifestações religiosas afro-brasileiras, como a macumba e o candomblé, incluindo, também,  peças africanas de  grande  valor   etnográfico,  bem  como  outras relacionadas  com  a escravidão no Brasil.

 

Coleção Luiza Ramos

As Coleções de Renda  Luiza Ramos e  do Ceará são  importantes fontes de pesquisa, tendo fornecido bases para análise sócio-econômica e cultural das rendeiras,  bem como para a confecção e publicação de catálogos nessa área.

 

Pinacoteca Floriano Teixeira 

A Pinacoteca Floriano Teixeira expõe 32 quadros - telas a óleo e desenhos -  do pintor maranhense,  que retratam personagens da obra romanesca de José de Alencar,  como Iracema e Martim, Peri, Lúcia, Aurélia, Arnaldo, Emília, entre outros, apresentando amplo painel da obra alencarina.  

 

Biblioteca Braga Montenegro 

Acervo particular do escritor Braga Montenegro, adquirido por volta de 1980 e que dispõe de mais de dois mil exemplares de obras dos mais variados gêneros e autores, entre eles o escritor José de Alencar.

 

 

Sala Iracema

A Sala Iracema abriga coleção do artista plástico cearense Descartes Gadelha, cujo tema é a obra Iracema, de José de Alencar. A coleção, composta de 33 desenhos a bico de pena em nanquim e uma tela a óleo, transpõe para as artes plásticas as principais cenas do romance de Alencar, narrando a história da virgem dos lábios de mel.

 

Ruínas do Engenho

Em meados de 1830, foi construído o 1º engenho a vapor do Ceará. Sua inauguração foi o marco inicial da a industrialização do Estado; nele se produzia da cachaça à rapadura.

 

Busca

Fotos

Biblioteca ...
Biblioteca Braga MontenegroBiblioteca Braga Montenegro