Casa de José de Alencar

Divas, senhoras e sertanejos, sejam todos bem-vindos

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Principal Sobre o Autor Pequena Biografia

Pequena Biografia

E-mail Imprimir PDF

José de Alencar

Nascido em 1º de maio de 1829, José de Alencar (chamado pelos familiares de Cazuza) viveu na casinha do Sítio Alagadiço Novo até os nove anos de idade, quando sua família viaja para o Rio de Janeiro pela nomeação de seu pai como senador.

Ainda jovem, Alencar mudou-se para São Paulo, onde cursou a Faculdade de Direito e conheceu muitos amigos que, assim como ele, se tornariam escritores. Em 1847, Senador Alencar não estava bem de saúde e teve que retornar ao Ceará. José de Alencar, para visitar o pai, retorna à terra natal – ocasião que o faz relembrar a infância e o instiga à escrita.

Passam-se os anos e Alencar segue para o Rio de Janeiro, onde viveu o restante de sua vida, e escreve alguns romances. É lá que o autor exerce a advocacia, transforma-se em jornalista, político e romancista. Suas obras têm caráter regionalista e indianista, sempre com personagens heróicas e de forte personalidade.

A saudade de sua cidade de origem o faz escrever romances com características brasileiras – Iracema, é um dos mais conhecidos -, tornando-o um dos maiores autores da Literatura Brasileira.

Em 1864, José de Alencar casa-se com Georgiana Cochrane, com quem tem seus seis filhos. O escritor ficou doente de tuberculose, mas durante algum tempo não se importou com a doença - que mais tarde se agravou e fez com que Alencar e sua família fossem buscar tratamento na Europa, em 1874. Mesmo com o tratamento, Alencar não teve muitos anos de vida, falecendo em 1877, deixando um grande números de obras consagradas.

Última atualização ( Seg, 02 de Fevereiro de 2009 14:54 )  

Busca

Fotos

Casinha his...
Casinha histórica onde nasceu José de AlencarCasinha histórica onde nasceu José de Alencar