Casa de José de Alencar

Divas, senhoras e sertanejos, sejam todos bem-vindos

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Principal A Casa

A Casa

E-mail Imprimir PDF

A Casa

casaPassando pela movimentada Avenida Washington Soares, avistamos um espaço verde que respira tranquilidade e cultura: estamos falando da Casa de José de Alencar.

A Casa de José de Alencar está situada no Sítio Alagadiço Novo, no bairro de Messejana, Fortaleza-CE e foi adquirido em 1825 pelo padre José Martiniano de Alencar, pai do escritor cearense José de Alencar, personagem principal da nossa história. Por nove anos, este espaço foi o lar do escritor, autor dos mais renomados títulos da Literatura Nacional, com destaque para as obras “Iracema” e “O Guarani”, que foram fortemente influenciadas pelas belezas naturais do estado do Ceará.

Em 1965, durante a gestão do reitor Antonio Martins Filho, a Universidade Federal do Ceará adquire o sítio e o mantém até hoje. Passeando pelos espaços, o visitante pode aprender sobre a obra do escritor, ver a história do livro Iracema contada por imagens e saber mais sobre escravidão e cultos afro-brasileiros. A visitação é gratuita.

A Casa José de Alencar conta com seis monitores capacitados, que se distribuem em dois turnos e acompanham os visitantes, fazendo explanações sobre o acervo e os espaços.

Hoje, A CJA faz parte do cenário do turismo cultural cearense, sendo ponto de encontro de amigos, casa de pesquisa e patrimônio natural do coração do cearense.

 

Horário de Funcionamento da Casa:

Segunda a sexta:8:00 as 17:00.

Sábado: 9:00 as 12:00.

Grupos devem realizar agendamento prévio.

 

 

Divas, senhoras e sertanejos, sejam todos bem-vindos!

 

Busca

Fotos

Coleção de ...
Coleção de rendas Luiza Ramos - SalaColeção de rendas Luiza Ramos - Sala