Casa de José de Alencar

Divas, senhoras e sertanejos, sejam todos bem-vindos

Principal Bibliografia Alencarina

Bibliografia Alencarina

E-mail Imprimir PDF
Bibliografia Alencarina                                                                          Clique aqui e veja o arquivo em PDF

O conjunto de textos aqui relacionados cuida da ampla produção literária de José de Alencar e de autores que lhe compõem, com efeito, a fortuna crítica. São textos coletados em arquivos e bibliotecas da cidade de Fortaleza, mas igualmente em acervos digitais, como os da Biblioteca Nacional e da Biblioteca da Universidade de São Paulo.

A linha geral deste levantamento bibliográfico, o qual é resultado do Projeto de Pesquisa “Biblioteca Digital de José de Alencar”, desenvolvido pela Casa de José de Alencar, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, COELCE e do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, é disponibilizar para o público (discentes e pesquisadores ligados ou não à vida acadêmica) a mais completa relação de textos de José de Alencar, bem como os de sua fortuna crítica, localizados em Fortaleza.

Com tal inciativa, fica aberto ao público, portanto, um conjunto de valiosas informações, que é o caso da quantidade precisa de obras (mesmo daquelas repetidas) a constar nas instituições fortalezenses – estas ordenadas alfabeticamente na relação que aqui apresentamos. De modo que se cria, por assim dizer, uma espécie de guia bibliográfico alencarino de Fortaleza, completado pela coleta digital realizada nas bibliotecas do Rio de Janeiro e São Paulo.

Acreditamos que, desta maneira, fica imensamente facilitada a empresa daqueles voltados ao estudo da obra geral alencarina e de sua rica e vasta fortuna crítica, contribuindo, de modo amplo e profundo, para a divulgação do pensamento do filho mais ilustre da terra dos “verdes mares bravios”.

Prof. João Batista Arruda Pontes
Coordenador Geral do Projeto Biblioteca Digital de José de Alencar

Prof. Marcelo Almeida Pellogio
Coordenador Acadêmico do Projeto Biblioteca Digital de José de Alencar